Nosso Brasão




O que significa o Brasão do nosso Capítulo? 
O distintivo do Capítulo caracteriza-se por um contraste marcante entre as cores velhas, como o preto e o branco, e as cores novas como o azul celeste e o vermelho. Isto proporciona a quem vê, um campo de visão mais profundo que vai além dos traçados originais e das linhas sobressalentes a visão humana. 


Fênix dourada com duas cabeças, saindo de labaredas brancas
Fênix simboliza ressurreição, portanto Imortalidade, e em dourado significa generosidade; 

As duas cabeças 
Simbolizam personalidades de ação, espírito leve, inteligência e rapidez 
na compreensão e julgamento de problemas ambíguos;

As labaredas
Simbolizam entusiasmo. Sendo brancas, significam paz e sinceridade, 
e também o "Quickening" (que são raios e não fogo de verdade).

Coroa com rubis 
A coroa significa o poder da nobreza. Os rubis, para os celtas, são "a pedra dos corações verdadeiros", e em heráldica vermelho simboliza aquele que não é cruel na batalha, mas ainda assim sempre vence (o guerreiro leal, ou "Guerreiro da Luz");

Os Unicórnios 
simbolizam coragem extrema, e ambos estão sustentando o escudo
em posição de ataque ("rampant"), mostrando que estão prontos a defender os objetivos que rodeiam.

Escudo
Escudo com fundo azul: lealdade e verdade O Escudo ao centro do distintivo é um objeto antigo muito usado em batalhas na Era Medieval, eficiente para proteção do guerreiro contra os ataques do inimigo. Em geral eram de aço e bronze e poderiam também ser usados como arma devido a sua rigidez e peso. Em nosso distintivo ele representa a bravura e a honra, em homenagem aos cavaleiros templários que lutaram bravamente por seus ideais e cujo último Grão-Mestre foi o homem cujo nome em sua homenagem adotamos como nosso, "Jacques DeMolay".

Flor de Lótus
Disposta na parte superior direita do escudo encontra-se uma flor vermelha, simbolizando a amor incessante que sentimos por nossos pais, amor este que vai além da compreensão humana e que é retribuído com muito mais intensidade. Algo que jamais através de palavras poderá ser totalmente apreciado e compreendido, pois apenas quando o sentimos podemos entender o quanto ele é vital para nós. Diante disso não poderíamos deixar de homenagear nossos pais. Porém esta homenagem vai além deles, chega a todas as pessoas que nos amam de verdade e que cuidam de nós, independente de sobrenome ou ligação sangüínea.

Bandeira Nacional
Este é o símbolo máximo representante de nossa tão amada nação, que encontra-se disposta ao centro da parte inferior direita. O jovem DeMolay identifica-se com a bandeira nacional tamanho é o orgulho de ter nascido nesta "terra mãe gentil", colocando-a em nosso distintivo procuramos deixar imortalizado o nosso patriotismo tão presente em nossas reuniões e em nossas vidas. 

Catedral de São Pedro
A Catedral, está presente na parte superior esquerda do escudo, onde o motivo da presença da catedral, é uma referência a mais uma de nossas virtudes - Reverência pelas coisas sagradas. Afinal um templo sagrado independente de credo ou crença, sempre será sagrado e possuirá todo o nosso respeito.

Brasão Demolay
Por fim ao centro do escudo encontra-se o Brasão DeMolay, que possui sua simbologia própria que poderia ser expressada aqui mas que preferimos subtrair em razão do Brasão possuir inúmeros sentidos, para cada DeMolay ele possui em sentido diferente. Colocamos o Brasão bem ao centro de nosso distintivo com o intuito de mostrar a união entre todos os capítulos DeMolays e mais ainda o companheirismo pertinente entre todos os irmãos de nossa ordem, independente de cor, raça, nacionalidade, idioma ou religião. 

Ramos de Acácia
Os Ramos de Acácia dispostos ao lado do escudo, são em homenagem à Augusta e Respeitável Loja que nos recebeu na fundação e instalação de nosso capítulo, e nos patrocina desde então. É uma forma de dizermos obrigado pela mão amiga estendida no começo difícil. Os ramos também representam o ciclo da vida, assim como o ser humano, as árvores nascem crescem, evoluem, e morrem. Assim como tudo na vida, as arvores também participam deste ciclo que renova o mundo a cada geração. Serve também para lembrarmos que devemos sempre ter cortesia em todos os momentos de nova vida, e com todas as pessoas ainda mais especialmente com aqueles que nos estendem a mão. 

Colunas
As colunas representam o portal de entrada de um novo mundo, onde fomos recebidos de braços abertos. As colunas são o portal da maçonaria que fundou e patrocina a Ordem DeMolay. Quando passamos através deste portal somos acolhidos em seu templo sagrado onde também realizamos nossos encontros e aprendemos a crescer como dignos homens de bem. 

Mosaico
O piso da Sala Capitular, lugar onde realizamos nossos trabalhos, é representado ao fundo do distintivo. Para nós representa o equilíbrio entre os dois lados da vida, entre a escuridão e a luz. Nós DeMolays saímos da escuridão que significa a ignorância dos neófitos, e caminhamos em direção a luz que significa a sabedoria a ser atingida por aqueles que foram iniciados. O mosaico é como uma vitrine de nossas atitudes, as vezes certas e as vezes erradas. Essas atitudes formam o equilíbrio de todo o ser humano. 

Círculo
O círculo não é apenas letreiro para fazer referência ao nosso "Capítulo Rio Grande No 354", e ao órgão máximo gestor da ordem que é o "Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil". É também a representação de que somos unidos, fechados em torno de nossos ideais concentrados dentro do distintivo. 

Cor branca do fundo
A pureza está representada na cor branca a mais presente no distintivo e é a cor do nosso estandarte. O branco é a cor da paz, é a cor das criaturas puras de sentimento e de alma, e assim deve ser um DeMolay puro em suas atitudes na vida.


Back to top